sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Pizzas VEGANAS hmmmmmmmmmm

Vegan come pizza? Sim, veja!

Visite: http://pizzasveganas.wordpress.com

——————————————————————————————–

Sabe aquele prazer delicioso de comer pizza? Não só o prazer da comida em si, mas o prazer da companhia das pessoas, das conversas e tudo? Vegano também pode ter, é só ter criatividade. E não precisa ser caro, nem precisa usar tofu, que muitas pessoas (como eu) não acham com facilidade ou, quando acham, é caro demais. E sabe aquele peso que dá depois de comer muita pizza? Isso vegano não costuma ter. E dá pra fazer pizzas veganas pouco calóricas. Mas depende da pizza, claro.

Queria colocar sugestões de recheio que já fiz e deram certo, com fotos pra maioria. Eu e meu pai nos aventuramos bastante com a culinária e com a pizza não é diferente. Liberdade total para fazer combinações. Com o que tiver disponível na cozinha. Tentando deixar tudo bem aromático e saboroso – porque vegano também gosta de comida bem temperada e perfumada.

.

Existem várias receitas de massa de pizza vegana por aí, com a base feita de água, farinha de trigo, fermento, sal, açúcar e azeite ou óleo. O foco aqui são os recheios e não a massa, mas deixo um link de sugestão com massa do blog Estante da Sala. Faça a massa vegana que preferir. E sai baratinho.

.

Para rechear, tradicionalmente usa-se um molho de tomate. Meu tio nos ensinou a bater no liquidificador tomate, sal, orégano e açúcar. Apenas isso, sem cozinhar. Mas se quiser fazer um molho apurado, com temperos diversos, fica muito bom também.

Se não quiser molho de tomate e quiser um molho branco, também dá pra fazer. A Andréa do Brazil Nut tem uma versão vegana para o molho branco Alfredo. Também é possível fazer molho branco utilizando creme de soja (ou creme de leite de soja). Basta preparar o tempero e acrescentar o creme. Eu já fiz com milho triturado e cebola e fica ótimo, como um pate. Creme de soja comalho poró também fica bom. E com azeitonas também. Costumo usar para rechear quiche, mas na pizza também dá certo.

Agora, se for difícil achar creme de soja ou se acha caro ou simplesmente não gosta, a Renata, do site VegVida, me ensinou uma vez a fazer um creme cominhame cru batido com um pouco de água no liquidificador ou processador. Retire bem a casca e lave bem para não ficar com gosto de terra. Depois é só temperar!

Uma outra opção de molho é bater no liquidificador duas xícaras de arroz já cozido com uma xícara de água. Esse creme de arroz é consistente como um pure de batata e você pode temperar como desejar. E se desejar mais líquido, é só colocar mais água.

.

Depois de tanto falar de molho, vamos pras pizzas:

Já coloquei essa pizza de escarola em outro post, mas resolvi repetir. Fiz outra pizza com escarola e também ficou boa. É uma ótima opção para segurar o recheio e não deixar tudo despencar quando for partir, cobrindo toda a pizza. Porém, sobrou um pedaço, que foi pra geladeira, e a escarola não ficou muito boa no dia seguinte. Ou seja, se fizer pizza de escarola, coma tudo rs.

Parte “marguerita“: 1. Duas xícaras de arroz cozido batidas no liquidificador com uma xicara de água. 2. Temperar o creme de arroz com sal e um molho de vinagre e manjericão roxo (pode bater com manjericão fresco que deve ficar bom também). 3. Colocar o creme na pizza. 4. Sobre ele, tomates, manjericão fresco e manjericão seco (o fresco fica melhor, mas tinha acabado). Por fim, um fio de azeite.

Parte de rúcula: 1. Molho de tomate. 2. Champignon. 3. Cebola, rúcula e manjericão fresco. Nota: rúcula também combina com tomate seco. Umasugestão de pizza, ainda não feita, mas que deve ficar boa é: 1. molho de tomate. 2. brócolis, palmito, rúcula, orégano e tomate seco.Para fazer a metade com carne de soja, fizemos o seguinte: 1. deixamos a pvt grande de molho e, depois de macia, retiramos o excesso de água. 2. colocamos a pvt já hidratada no processador (a ideia era dar aspecto de desfiado, mas talvez tivesse ficado melhor se fosse desfiada com garfo). 3. douramos bastante alho e cebola para temperar a pvt, com um pouquinho de água, além de sal, orégano, pimenta do reino e molho de pimenta (a soja fica mais gostosa quando está bem temperada). 4. colocamos a soja já temperada e fria na massa de pizza, sem molho. 5. por cima, palmito, champignon e azeitona. Nota de melhoria: colocar a azeitona na hora de temperar a soja talvez tivesse ficado melhor.

Outra sugestão: creme de abóbora moranga com pvt fina. 1. cozinhar a abóbora até ficar macia. 2. retirar a casca e amassar. 3. acrescentar pvt fina previamente hidratada. 4. temperar com alho, sal e pimenta.

Para a metade de abobrinha e cenoura, fizemos o seguinte: 1. ralamos a abobrinha (com casca) e a cenoura no ralo grosso. 2. rapidamente, temperamos a abobrinha e a cenoura, separadamente. Para isso, um pouco de óleo, alho, cebola, pimenta de cheiro, sal e um pouco de água. Tem que ser pouca água, porque é só para pegar tempero e não deve ficar muito úmido. Deixamos esfriar. 3. colocamos uma camada de cebolas em rodela em toda a pizza, sem molho. 4. Por cima, colocamos a abobrinha e, depois, a cenoura. 5. Para finalizar, orégano e algumas azeitonas. E um fio de azeite.

Outras sugestões: A. cenoura ralada com milho, azeitona e cogumelos. B. Espinafre picadinho (previamente refogado com alecrim, manjericão, orégano, sal e molho de pimenta), abobrinha em rodelas e cenoura ralada. O tempero tem que ajustar conforme o gosto, porque ainda não fiz essa pra ver o que falta.Lá no blog Pratto do Dia tem uma sugestão para fazer chuchu grelhado com azeite, sal, alho e folhas de louro. Como eu já fiz isso e achei uma delícia eu tentei fazer para a pizza também. Porém, a pressa era tanta que o chuchu foi colocado cru para o forno e talvez seja melhor de outro jeito. 1. corta o chuchu, esfrega para retirar o leite e retira a casca. 2. usa um cortador de queijo para cortar tiras finas de chuchu. 3. coloque para cozinhar rapidamente com sal, bastante alho e folhas de louro. 4. retire e dê um choque térmico para interromper o cozimento. 5. coloque uma camada de molho na pizza. 6. a gente colocou um pouco de milho, mas poderia ser qualquer outra coisa que combinasse com chuchu. 5. coloca o chuchu. 6. rega com um fio de azeite.

Nota de melhoria: meu pai está pensando em fazer um purê de batata e colocar um pouco por cima, sem cobrir tudo, usando um saco plástico, como se coloca requeijão ou catupiry, só pra deixar ela mais molhada e dourada depois que sai do forno. Não só pra essa pizza, mas outras que combinem com batata.

A pizza de cima tinha milho, ervilha, brócolis ninja cozidos, tomate, pimentão, champignon, palmito, molho de tomate, cebola e azeitonas. Por cima, foi um molho feito com leite de soja, amido de milho, sal e azeitonas. A outra pizza é de brócolis com palmito, champignon, ervilha, milho, cebola e orégano. Tudo sobre molho de tomate. E preenchendo toda a pizza. Ficou bem leve e saborosa.

Essa pizza ficou exótica, ainda que não tenha ficado tão bonita. Tinha sobrado um pouco de massa, mas eu não queria fazer uma pizza doce, como temos feito com o que sobra. Meu pai falou de colocar manga. E eu gosto de manga com gengibre. Aí virou uma pizza bem gostosa e aromática: 1. milho, shoyu e gengibre em pó. 2. mangas fatiadas. 3. mais shoyu e gengibre em pó.Mas as pizzas doces continuam bem vindas! Essa daí foi feita com chocolatemeio amargo sem leite e creme de soja. Por cima, uns confeitos coloridos para enfeitar. Como a camada de chocolate ficou grossa, a pizza ficou um pouco enjoativa. Na geladeira, o chocolate deu uma endurecida e achei que ficou gostoso também.Essa de banana fez mais sucesso do que a de chocolate. Foi feita cortando as bananas em rodela e jogando uma mistura de açúcar e canela por cima. No centro eu coloquei um resto do chocolate da outra pizza. Simples e deliciosa. É isso aí. Sem grandes truques de culinária, aproveitando o que a gente tinha em casa, deu pra fazer várias pizzas gostosas. E sem ingredientes de origem animal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário