quarta-feira, 1 de junho de 2011

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e texto de Pedro Marodin-poeta



Em 13 de fevereiro de 1948, o Decreto Legislativo Federal, no. 3 leva o Brasil a participar da CONVENÇÃO PARA A PROTEÇÃO DA FLORA, FAUNA e BELEZAS CÊNICAS NATURAIS DOS PAÍSES DA AMÉRICA, onde os Países contratantes organizariam os Parques Nacionais.
Os termos dessa convenção foram estabelecidos em 1940, a aprovação pelo governo brasileiro em 1948 e FINALMENTE promulgado em 23 de março de 1966, pleo Decreto no. 58.054.
18 anos se passaram para a compreensão da importância e significado da intenção em "proteger e conservar no seu ambiente natural exemplares de todas as espécies e gêneros da flora e da fauna, incluindo aves migratórias, em número suficiente e em locais que sejam bastante extensos, para que se evite, por todos os meio humanos, a sua extinção"....
(Educação Ambiental, curso básico à distância- MMA, Brasília, 2001)

Agrego, aqui, o texto de meu querido amigo Pedro Marodin, sensível poeta, sobre o Código Florestal em 2011....

"Parada Cardíaca"

do livro

"Le Coeur Humain - Uma Leitura Clínica e Poética do Coração"

No sistema circulatório do Brasil, do coração de Brasília aos vasos mais sensíveis do sertão e litoral nordestino, da veia paulista à aorta pulmonar amazônica, todos os biomas estão sendo carcomidos pela infecção hospitalar do agro-negócio.

Biomas inteiros como o cerrado, a caatinga, a mata atlântica, o pantanal e até a floresta amazônica estão sendo destruídos para a produção de cana, criação de gado e plantação de soja para alimentar os animais de corte.

Os pecuaristas e latifundiários gaúchos, paranaenses e paulistas, especialistas em desmatar e destroçar eco-sistemas inteiros, se empenham ao máximo na incisão do país.

Nem mesmo à noite, as anfetaminas do chimarrão e do cafezinho deixam as bocas obcecadas dos plantonistas da devastação.

A vasectomia da fauna e da flora brasileira para delírio e alegria dos políticos ruralistas, dos carnívoros e dos grandes empresários da indústria funerária do agro business.

Nenhum comentário:

Postar um comentário