domingo, 26 de dezembro de 2010

Plantas Medicinais no Morro da Cruz em Porto Alegre


Nos fins de 2006, após intenso aprendizado com as plantas medicinais na Pastoral da Saúde em Bento Gonçalves, coordenada pelo Padre Júlio Giordani, fui encontrar e reencontrar com pessoas que já tinham um trabalho de longo tempo no Morro da Cruz, zona Leste de Porto Alegre.


Logo que conheci a região vi como ainda ter pátios com frutas e plantas medicinais era algo do povo dali.


Com o andar do movimento a qual fui convidada a participar ali, outras lindas pessoas se engajaram. E fizeram disso um projeto de Extensão e Pesquisa vinculados à UFRGS (Univ Federal do Rio Grande do Sul) a partir de 2007, com muitas oficinas, participações nos encontros da Rede do Morro da Cruz, caminhadas de reconhecimento de plantas e fortalecimento da relação que o povo dali tem com as plantas medicinais no seu cotidiano.


O resultado disso é um livreto editado e lançado em dezembro de 2010 sob a batuta da Alana Casagrande e da Sofia Gasparotto, biólogas.


Recebi um agradecimento na contra capa do folheto. Deve ser pelo tanto que adorei ver essas gurias atuando ali e mantendo essa relação forte.

O Prof-Dr. Rualdo Menegat, da Geociências UFRGS sempre fala em Ciência Cidadã, uma ciência participante, que tem ESCUTA para os conhecimentos do POVO.


Pois essa gurias são cientistas cidadãs.

Tem na alma e no coração aquele sentimento de irmandade que poucos conhecem.




Um comentário:

  1. olá, claudia! meu escrito "do fim de um ano", está em: http://marialuizadiellooutrascompotas.blogspot.com/2010/12/do-fim-de-um-ano.html
    um grande e carinhoso abraço, com o desejo de que 2011 seja de muita vida e alegria, maria luiza

    ResponderExcluir