Nos fins de 2006, após intenso aprendizado com as plantas medicinais na Pastoral da Saúde em Bento Gonçalves, coordenada pelo Padre Júlio Giordani, fui encontrar e reencontrar com pessoas que já tinham um trabalho de longo tempo no Morro da Cruz, zona Leste de Porto Alegre.
Logo que conheci a região vi como ainda ter pátios com frutas e plantas medicinais era algo do povo dali.
Com o andar do movimento a qual fui convidada a participar ali, outras lindas pessoas se engajaram. E fizeram disso um projeto de Extensão e Pesquisa vinculados à UFRGS (Univ Federal do Rio Grande do Sul) a partir de 2007, com muitas oficinas, participações nos encontros da Rede do Morro da Cruz, caminhadas de reconhecimento de plantas e fortalecimento da relação que o povo dali tem com as plantas medicinais no seu cotidiano.
O resultado disso é um livreto editado e lançado em dezembro de 2010 sob a batuta da Alana Casagrande e da Sofia Gasparotto, biólogas.
Recebi um agradecimento na contra capa do folheto. Deve ser pelo tanto que adorei ver essas gurias atuando ali e mantendo essa relação forte.
O Prof-Dr. Rualdo Menegat, da Geociências UFRGS sempre fala em Ciência Cidadã, uma ciência participante, que tem ESCUTA para os conhecimentos do POVO.
Pois essa gurias são cientistas cidadãs.
Tem na alma e no coração aquele sentimento de irmandade que poucos conhecem.
olá, claudia! meu escrito "do fim de um ano", está em: http://marialuizadiellooutrascompotas.blogspot.com/2010/12/do-fim-de-um-ano.html
ResponderExcluirum grande e carinhoso abraço, com o desejo de que 2011 seja de muita vida e alegria, maria luiza