quarta-feira, 2 de outubro de 2013

I Encontro Regional de Merendeiras (Alto Paraíso de Goiás

I Encontro Regional de Merendeiras
Postado Terça-feira, 24 de Setembro de 2013
http://www.ideiasnamesa.unb.br/index.php?r=experienciaUsuario/view&id=218
Lucimar e a massa para pamonha assada
Milho ORGÂNICO!!!!!!

Dira e o prato colorido

As cascas vão para o composto
Rosinha faz as bolinhas para abrir como CHAPATIS
Polpas de MANGA dos agricultores para a Alimentação Escolar


 
Postado por
claudia lulkin

Alto Paraíso de Goiás - GO
62 3446 1003 62 99398328
claudialulkin.blogspot.com

Organização/Instituição Promotora da Experiência: Centro UnB Cerrado/Subsecretaria de Educação de Planaltina de Goiás/SME - Alto Paraíso de Goiás
Área da Experiência: Agricultura, Educação, Saúde
Niveis Atuacao: Estadual/Distrital
Setor da Organização/Instituição: Público
Sujeito Idade: 20 a 59 anos,
Número Aproximado de Participantes da Experiência: 0-50
Sujeito Caracteristica: Gestores, Manipuladores de Alimentos / Merendeiros , Outros
Tipo Local: Instituição Privada
Tipo Experiencia: Dinâmica em Grupo, Material Audio-visual, Oficina/Workshop, Palestra, Roda de Conversa
Tematica: Agricultura Familiar, Alimentação Adequada e Saudável, Formação Profissional, Hortas, Segurança Alimentar e Nutricional , Sustentabilidade


Justificativa: As "merendeiras" são profissionais com papel importante na construção dos elos entre a Agricultura Familiar e a Alimentação Escolar. Delas depende, inclusive, a aceitação das novas preparações que vem sendo introduzidas na "merenda". A alimentação industrial gerou distorções nos "sabores" naturais. Com a entrada da Agricultura Familiar em cena, mobilizar as Merendeiras é uma necessidade do momento, assim como mobilizar Gestores que ainda não se apropriaram da idéia e da prática.

Objetivos: -Possibilitar um encontro prazeroso. -Oportunizar a troca de informações e práticas em culinária saudável. -Compartilhar a importância da agricultura familiar na alimentação escolar (merenda) e na saúde sócio-ambiental da coletividade. -Inspirar a busca pela própria saúde física, mental, E espiritual. -Formar cidadãs responsáveis e atuantes na comunidade em que vivem e atuam.

Materiais Utilizados na Experiência: Alimentos na Oficina de Culinária Prática Data Show e Power Point sobre o tema Banner da Cooper Frutos do Cerrado Horta demonstrativa Compostagem Demonstrativa Presentes (inclusive um Liquidificador sorteado entre os participantes) Folha para registro de depoimentos/avaliação CD com textos para as gestoras

Passo a Passo(Métodos): As gestoras e merendeiras provindas dos outros Municípios vizinhos de Alto Paraíso de Goiás (S João d'Alinaça, São Gabriel e Planaltina de Goiás) encontraram-se com as gestoras e merendeiras locais na SME, para um café da manhã com alimentos "da ROÇA". Após, em ônibus escolar, saíram para a Fazenda Paraíso dos Pândavas, sede do I Encontro regional de Merendeiras". Na Fazenda receberam uma aula de trabalho corporal para alongamento, relaxamento e respiração, considerando que o trabalho nas cozinhas das escolas é extenuante, gera varizes e problemas na coluna vertebral. Após, inicia-se a aula prática para preparação do almoço coletivo, orientado por cozinheiro da Fazenda com as seguinte preparações: Chapatis (pão sem fermento), arroz integral com cúrcuma, creme de abóbora com leite de coco, legumes refogados com temperos orientais que são usuais na cozinha regional goiana (gengibre, cúrucma, canela, cravo), saladas variadas com verduras da agricultura familiar, sucos de polpas congeladas de frutas locais... O grupo almoçou, se deliciou e teve um tempo para descanso e conversas. Logo após foi visitar a horta de temperos e conhecer a compostagem feito no local. No início da tarde, as gestoras deram alguns depoimentos e foi apresentado um Power Point que demonstrou o lugar da merendeira dentro da Rede de Relações institucionais, entendendo a posição da Agricultura Familiar no PNAE, o PAA. Depois fez-se sorteio de brindes e do liquidificador. Encerrou-se o I Encontro regional de Merendeiras com a escrita dos depoimentos e a volta à Alto Paraíso de Goiás.

Resultado e Avaliação da Experiência: As merendeiras gostaram imensamente do Encontro (segundo seus próprios depoimentos). Primeiramente pela possibilidade de afastarem-se de sua rotina, depois por poderem estabelecer relações com companheiras de outras escolas e de outros municípios e, finalmente, por conhecer uma cultura distinta que usa os mesmos alimentos usuais tratados de forma diferente, já que a Fazenda Paraíso dos Pândavas é de um grupo de cultura védica que sempre tem apoiado a "merenda" escolar local. Ganhar brindes também mobiliza muito pois foi um sorteio divertido.

Resumo da Experiêcia: A política de comprar parte da alimentação escolar da agricultura familiar vem aproximando famílias que tem no campo sua origem. Em Alto Paraíso de Goiás todos tem "um pé na Roça". Valorizar o trabalho da merendeira e ela poder voltar a reconhecer as raízes que são de todos (pois que há muito pouco tempo a urbanização ocupa nossa vida e nossas mentes, nos trasnformando em meros consumidores) nos aproxima de bens culturais maiores-proximidade de relações, valorização do campo com seus alimentos locais, reconhecimento do Cerrado como Bioma com perigos de extinção, valorização das águas ainda cristalinas e um sentido de pertencimento e HUMANIDADE. Esse I Encontro Regional de Merendeiras se segue a outro encontro menosr feito no final de 2011. Apesar das dificuldades que sempre vivemos em municípios pequenos e com dificuldades na própria agricultura familiar, abandonada por longo tempo, também mais próximos estamos da produção de alimentos e da própria natureza, tão rica e tão BIOdiversa.

Palavras-Chave: Encontro REGIONAL Merendeiras Agricultura Familiar/Alimentação Escolar

Interesses: Sem conflito de interesses. Pede-se a gentileza de entrar em contato quando achar interessante a idéia e quiser replicá-la.

Custo da Experiência (R$): 250,00

Origem do Recurso/Fonte Financiadora da Experiência: Centro UnB Cerrado/SME e duas gestoras


Álbum de Fotos da Experiência



Um comentário:

  1. Convívio. Mulheres que produzem ALIMENTOS. Que compartilham seu saber com estudantes....como o estômago, a COZINHA esquenta as relações humanas....

    ResponderExcluir