segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Feira de Sementes e Mudas em Alto Paraíso 15 e 16 dez 2012


Iniciativa importantíssima!!!!!!!!!


Tanto a Feira quanto o blog!!!!!!

aho- coletivos sw organizando co LABOR ATIVA MENTE S E COR AÇÕES....
sementes....semen.....são re começo.....


http://feiradesementesemudas.blogspot.com.br/

TERÇA-FEIRA, 4 DE DEZEMBRO DE 2012



Nos dias 15 e 16 de dezembro acontece em Alto Paraíso de Goiás a II Feira de Sementes e Mudas da Chapada dos Veadeiros, promovida pelo Centro UnB Cerrado em parceria com a Cooperativa Frutos do Paraíso. O evento tem como objetivo central a criação de uma rede de conservação, difusão e troca de sementes crioulas na região e será palco de importantes debates e do intercâmbio de experiências entre agricultores locais, representantes do poder público,  de organizações não governamentais, indígenas, bem como professores da Universidade de Brasília (UnB) e comunidade em geral.

Uma série de atividades compõe a programação da feira, que  dá continuidade à discussão iniciada em 2011. Desta vez, com enfoque exclusivo no resgate e utilização das sementes, por meio de palestras, rodas de prosa e formação de grupos de trabalho que possibilitem o aprofundamento e ampliação do conhecimento sobre o uso da agrobiodiversidade de forma a contribuir para o desenvolvimento da agroecologia, da autonomia dos agricultores e para a segurança e soberania alimentar na região.

A exposição, troca e comercialização de sementes e mudas estão previstas para a tarde de sábado, na Feira do Produtor Rural de Alto Paraíso, onde também será realizado o lançamento de cartilhas sobre três comunidades rurais do município (Assentamento Sílvio Rodrigues, Comunidade do Sertão e Povoado do Moinho). O material, fruto de projetos implementados pelo Centro UnB Cerrado em 2011 e 2012, traz o retrato histórico e socioeconômico de cada localidade, selando a conclusão das atividades do ano letivo.  

Encerrar o ano com a promoção da feira é uma oportunidade para o Centro UnB Cerrado dar retorno à população de Alto Paraíso sobre ações executadas em quase dois anos e consolidar a aliança com a Cooperativa, fortalecendo a cadeia produtiva agroecológica da região. A troca de sementes é um momento privilegiado para a constituição de redes de reciprocidade e para a transmissão de conhecimentos. Além disso é parte fundamental no processo de conquista da autonomia produtiva por parte dos agricultores e fator decisivo na garantia da segurança alimentar na Chapada dos Veadeiros.

O convite para a II Feira de Sementes e Mudas da Chapada dos Veadeiros é aberto a toda comunidade. Para saber mais, confira a programação completa do evento neste blog. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário