domingo, 5 de fevereiro de 2012

Cozinha Comunitária ALDEIA DA PAZ 2012




http://www.iteia.org.br/textos/cozinha-comunitaria-nutrindo-sustentabilidade-e-cooperacao1
Descrição da Foto
A COZINHA DO ALDEIA DA PAZ,
UM CICLO PERFEITO!

\\\\\\\"O começo de um processo harmonioso, de um ciclo coompleto que principia no ato da de cozinhar, a alquimia que se da entre homem, elementos, vegetais... Quando percebemos o ritual que acontece quando nos integramos e nos entregamos, fazendo parte desse ciclo, ate nos fundirmos a ele, a magia ocorre.\\\\\\\" (Carla Ioost)
Um ciclo perfeito: Cozinhamos com principio de respeito a todo ser vivo (sem produtos de origem animal, vegetais orgânicos, livre de trangênicos e industrializados) seres alimentados assim são mais bem dispostos, saudáveis e em harmonia, depois disso vem outra parte do ciclo, a compostagem de tudo que nao utilizamos no momentos de cozinhar(cascas por exemplo).
Somado a isso, temos os dejetos do banheiro seco, e isso tudo volta a terra como adubo orgânico, servindo de nutrição aos vegetais orgânicos, que novamente voltarão a cozinha, para através do processo alquímico, entre homem, elementos e amor se transformar no nosso alimento novamente formando o encerramento e o novo ciclo da cadeia perfeita de aproveitamento sustentável.
Procuramos nos inserir dentro dos princípios da sustentabilidade, e isso se aplica claramente dentro da cozinha do ALDEIA DA PAZ.
A origem do termo “suntentável” vem do latim sustentare (sustentar, defender,favorecer,apoiar,conservar,cuidar), então desse modo cozinhamos sim sustentávelmente, pois defendemos, favorecemos, apoiamos, conservamos e cuidamos de tudo que vive, com repeito aos animais, zelo pelo meio que vivemos, nos alimentando de maneira menos predatória e cooperando para nutrirmo-nos mutuamente de forma harmoniosa, homem, natureza.
Na cozinha do aldeia, todos os participantes interagem, criando uma diversidade, exercício de cooperação e interação partilhando assim conhecimentos, culturas, práticas distintas de agregando valores sustentáveis ao ato de alimentar.

Encontramos como princípio de sustentabilidade a seguinte afirmação:
“O princípio da sustentabilidade aplica-se a um único empreendimento, a uma pequena comunidade (a exemplo das ecovilas), até o planeta inteiro. Para que um empreendimento humano seja considerado sustentável, é preciso que seja: ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo, culturalmente diverso.”
Seguimos dentro da nossa cozinha esses preceitos e podemos dizer com total certeza que funciona na prática. Aqueles que estiveram visitando nosso acampamento as margens do Rio Guaíba em Porto Alegre,RS na edição temática do Fórum Social 2012, puderam conferir: fogões construídos com barro(bioconstrução) alimentos orgânicos regionais(muitos provenientes de doaçãoes) total aproveitamento de cascas e restos de alimentos para compostagem e futuro adubo, revesamento e cooperação de cozinheiros voluntários entre outras atividades...

Concluimos nossa bordagem sobre nosso “templo do alimentar”, nossa cozinha ecológica e sustentável, e brindamos a todos com um pequeno livro de RECEITAS ENCANTADAS DO ALDEIA DA PAZ ( FST, P.A 2012), deixando nosso amor e respeito em forma de
nutrição para que nossos alimentos possam ser preparados no dia a dia de cada um de voces tranformando os seus lares no exemplo da sustentabilidade que queremos no mundo.

Nossa contribuição para um novo mundo mais respeitoso, ecológico e sustentável está nos pequenos detalhes no circulo em que vivemos, fazendo tudo aquilo que estiver ao nosso alcance nossa ação será sempre valiosa e fará toda diferença.

Um abraço, com cheirinho de cravo, canela, alecrim e flor de laranjeira...

CARLA IOOST - ALDEIA DA PAZ - FÓRUM SOCIAL TEMÁTICO 2012
Porto Alegre,RS

Um comentário: