quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Desmatamento desastre anunciado




DESMATAMENTO Crônica do desastre anunciado

Luciano Martins Costa

O jornal O Estado de S.Paulo divulgou na sexta-feira [15/7] estudo do Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia, Imazon, revelando que a taxa anual de desmatamento deve aumentar 10,5% de agosto deste ano até julho de 2012 em relação ao índice observado no período entre 2009 e 2010.

A previsão é feita com base num modelo computacional que analisa o padrão do desmatamento ocorrido no passado e considera elementos facilitadores da ação dos predadores, como a proximidade de rios navegáveis, estradas e clareiras das áreas mais visadas.

Segundo esse estudo, nada menos do que 7.134 km2 de florestas poderão desaparecer nos doze meses a partir de agosto. A maior parte desse território se encontra no estado do Pará, mais precisamente nos municípios de Pacajá, Altamira e São Félix do Xingu.

Nesse triângulo, localizado na região central do estado e conhecido como Terra do Meio, a expansão das manchas de desflorestamento é estimulada pelas condições favoráveis à retirada da madeira e pela natureza do terreno, com declives. Cerca de 65% do desmatamento ocorre em fazenda particulares e 24% em assentamentos.

A Terra do Meio é uma região de floresta tropical amazônica cuja preservação tem sido objeto de disputa entre os órgãos ambientais e organizações do agronegócio. Em 2005, o governo criou uma estação ecológica entre São Félix e Altamira, que os fazendeiros tentaram impedir por meio de uma ação legal.

No começo de 2010, o Supremo Tribunal Federal negou, por unanimidade, o pedido de anulação do decreto que criava a área de preservação.

No texto do processo pode-se observar que um dos argumentos utilizados pelos fazendeiros é exatamente igual ao que ilustra o relatório do deputado Aldo Rebelo (PCdoB) em sua proposta para flexibilizar o Código Florestal: a tese de que a criação de reservas e outras áreas de proteção é fundamentada em interesses de entidades “que ambicionam internacionalizar a Amazônia”.

Por trás dos desmatadores há uma curiosa mistura de capitalismo predador nacionalista com a obsessão anticapitalista de uma esquerda que vê a mão do imperialismo por trás de organizações não governamentais dedicadas à preservação do patrimônio ambiental.

Mas o verdadeiro inimigo do interesse nacional é muito brasileiro, tem endereço fixo e uma representação muito ativa em Brasília.

A teoria da invasão americana

A Terra do Meio costuma ser citada pelos adeptos da teoria conspiratória adotada por Rebelo como local onde vagueiam misteriosos agentes do imperialismo americano. Mas a ameaça à floresta não se limita a essa região, lugar de históricos conflitos ligados à ocupação da terra.

O estudo do Imazon mostra que também ao longo da Transamazônica (BR-230) e da rodovia Cuiabá-Santarém (BR-163) crescem exponencialmente as áreas potenciais de desmatamento, com previsão de grandes perdas nos próximos doze meses.

A nova ferramenta de monitoramento permite identificar pontos futuros de concentração das motosserras, mas a defesa efetiva da floresta não se dá apenas no local, com a intensificação e melhor direcionamento da fiscalização.

Uma das trincheiras mais importantes da preservação do patrimônio ambiental é a opinião pública, e nesse sentido joga papel relevante a atitude da imprensa.

Com a farta disponibilidade de documentos e estudos sobre a urgência ambiental do planeta, divulgados a partir de fevereiro de 2007 com o relatório do IPCC – Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas –, houve grande conscientização dos jornalistas sobre o valor da Floresta Amazônica. A evolução do conhecimento e da preocupação da imprensa brasileira com relação ao meio ambiente vem sendo constatada há uma década por meio de pesquisas de iniciativa do Instituto Ethos.

No entanto, falta uma ação coordenada que mostre à sociedade a necessidade de um projeto de desenvolvimento sustentável para a Amazônia e outras regiões sob risco. O tema andou frequentando o noticiário durante a campanha eleitoral de 2010, principalmente por conta da candidatura da senadora Marina Silva a presidente da República.

Mas depois das eleições o assunto passou a depender de eventos isolados, como os conflitos nas obras de usinas hidrelétricas, e foi insuflado no noticiário pelas declarações do deputado Aldo Rebelo, que apenas popularizam teorias conspiratórias antinacionalistas e não esclarecem a opinião pública.

A defesa da Amazônia é questão de soberania nacional, mas não contra supostos inimigos externos. Colocar em debate os projetos de desenvolvimento sustentável para aquela região do país é a melhor alternativa para esclarecer a sociedade, e essa é uma tarefa para a imprensa.


Até a VEJA, na sala de aula, em 2005 já fala do desastre anunciado....

O CERRADO também CHORA!!!!!!

http://veja.abril.com.br/saladeaula/121005/p_04.html


Edição 1926, 12 de outubro de 2005

Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias – Matemática

Calcule com a classe os números
da devastação amazônica...

...e converta esses dados em slogans de uma campanha contra o desmatamento

Ana Catarina
Motosserra cortando árvore no Pará: arma proibida, mas crescentemente utilizada para o desmatamento na Amazônia


Caderno Especial Amazônia, págs. 102 a 118 de VEJA

Duas aulas de 50 minutos


Índices de devastação da Amazônia


Relacionar informações e conhecimentos disponíveis em situações concretas para construir argumentação consistente


Usar os recursos da Matemática para dimensionar a proporção do impacto ambiental na Amazônia

Respire fundo. Ao exalar o último centímetro cúbico de ar, cerca de 1 metro cúbico de árvore terá sido derrubado na Amazônia. Estatísticas desse tipo, capazes de reproduzir a dramática realidade do desflorestamento na região, vão ajudar a turma a ter uma dimensão correta desse impacto. Elas estão nas reportagens de VEJA ou podem ser derivadas dos dados ali fornecidos. Queimadas, ação das madeireiras, abertura de estradas, extração mineral, criação de gado, corrupção e burocracia são os fatores principais que vêm transformando progressivamente a paisagem local. São as sete pragas, uma alusão à passagem bíblica ocorrida no Egito. Pragas que, podemos dizer, compõem algo semelhante a uma cadeia alimentar, uma nutrindo a outra ou fertilizando o terreno para que as demais se desenvolvam. Nenhuma das medidas tomadas pelas autoridades governamentais tem obtido êxito digno de registro, até porque a própria fiscalização é um elemento introdutor de desequilíbrio e novas devastações. O que fazer para reduzir os índices de degradação? Para quem está distante, restam apenas os recursos da conscientização e do grito, para quebrar ou enfraquecer pelo menos um dos elos da corrente, na esperança de que o sistema todo acabe ruindo. Convoque os estudantes para esse trabalho que começa com a análise dos números da destruição florestal.

Para começo de conversa

Após a leitura do texto, divida a moçada em sete grupos, um para cada praga ali indicada. Encarregue as equipes de registrar os dados relevantes para a elaboração de um amplo programa de conscientização da população. Esses números devem traduzir a situação real da Amazônia e servirão de base para a criação de slogans da campanha, como: “A cada hora, uma árvore de grande porte é abatida”. Ensine que na realização das atividades será necessário muitas vezes, para facilitar os cálculos, trabalhar com potências de 10, além de converter unidades de medida, comparar ordens de grandeza, construir gráficos e examinar a variação de valores. Conte que a habilidade para realizar tais cálculos é uma ferramenta importante, pois leva à compreensão da gravidade desse e de outros problemas que afetam o ambiente.

João Ramif
Clareira: a cada 4 segundos, 1 metro cúbico de madeira é tombado por uma das sete pragas

Para debater

Apresente o quadro da evolução do desmatamento na Amazônia e convide a classe a participar de um debate em torno dos valores ali registrados nos diversos períodos. Chame a atenção para o crescimento acentuado após 2002. Como explicar esse aumento? Após ouvir as sugestões, esclareça que a atividade madeireira, nesse caso, foi uma resposta à ampliação das atividades econômicas, especialmente a da indústria da construção.

Depois, realce que uma das medidas ao alcance da população para inibir o desmatamento está na comercialização. Não comprar mogno, por exemplo, poderia ser uma das atitudes recomendáveis. Mas teria efeito? O caso do palmito serve de paradigma: todo mundo sabe que, para obtê-lo, os exploradores clandestinos matam a planta. Mas ninguém deixa de comprá-lo nas estradas. Acrescente-se a isso o fato de que a maior parte dessa árvore vai para o comércio internacional, o que exige a ação de organizações não-governamentais internacionais. Oriente os alunos a pesquisar a eficácia da ação da ONG Greenpeace nessa questão.

Exercícios e outras atividades

Incentive os jovens a construir gráficos e tabelas relativos à derrubada da floresta, contendo dados diversos que sintetizem a evolução das pragas citadas na reportagem ao longo dos anos. Recursos como esses servem como referência para comparações nos anos seguintes, permitindo um acompanhamento da ação humana no ambiente amazônico.

O relógio da devastação apresentado na página ao lado pode se converter num bom instrumento para a turma criar os slogans que causem impacto e que, num trabalho mais amplo, encabecem cartazes da campanha de conscientização. Desafie a garotada a encontrar os valores indicados no mostrador, salientando que muitos deles podem ser obtidos pela conversão dos dados das reportagens enquanto outros exigem uma pesquisa posterior, como a área da cidade de São Paulo e da Bélgica. É possível calcular o total desmatado em quilômetros quadrados para daí determinar o tempo médio de desflorestamento em 1 minuto. Incentive a a busca de outros parâmetros para complementar o relógio, com base no aparecimento de novos garimpos e estradas, nas perdas por corrupção etc.


Plano elaborado pela equipe de VEJA NA SALA DE AULA




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