terça-feira, 30 de novembro de 2010

ALDEIA DA PAZ jan 2010























































































































Cozinha vegana no FSMPDFImprimirE-mail

texto e fotos de Claudia Lulkin (Nutricionista Ambientalista e Educadora Popular )

A ALDEIA DA PAZ é o ponto de convergência “espiritualtermundista” – politizando os processos espirituais e espiritualizando a política.

Tem como bandeira a bandeira da Paz, do Calendário Maia, a bandeira branca com um círculo em vinho e três bolas dentro desse círculo, que representam o encontro entre a ARTE, a CIÊNCIA e as RELIGIÕES, visão ecumênica que reúne todas as manifestações. O calendário Maia chama-se SINCRONÁRIO. É aí que as sincronias acontecem todo o tempo, orientando cada indivíduo numa CULTURA DE PAZ. A Arte é um valores maiores: TEMPO É ARTE.

fsm1.jpg

O calendário Maia segue o movimento da natureza, das LUNAÇÕES, de 28 em 28 dias, e não de 30 ou 31 dias, como o calendário gregoriano.

Na ALDEIA DA PAZ, pratica-se a auto-gestão, a sustentabilidade e a Economia Solidária.

O alimento é vegano e é “pago” através do CHAPÉU MÁGICO, que é passado junto com as refeições. Quanto melhor, mais deliciosa, mais bem elaborada e mais cheia de amor a comida, melhor funciona o chapéu mágico.

fsm2.jpg

Por duas vezes nesta Aldeia, o chapéu recebeu 50 reais. E ganhou um azeite de oliva de primeira extração, orgânico - premiado em Portugal com prêmio italiano.

Todos os espaços são construídos coletivamente e são “encantados” – embelezados com ARTE, para gerar mais alegria, encantamento e boas energias. A Cozinha ECOmunitária ganhou um fogão de chão, um forno para pães e tortas, duas bocas “foguete” feitas de BARRO AMASSADO coletivamente e cobertura de bambu em forma de tartaruga.

fsm3.jpg

A ALDEIA abriga o FOGO SAGRADO, que é aceso antes do início do Fórum e fica aceso ao longo deste, sendo apagado somente após o final.

Neste ano, o ritual de acender a fogueira contou com a presença de vários sacerdotes de inúmeros movimentos religiosos: hare krishna, umbanda, naya bing, com muita percussão e encantamento.

fsm4.jpg

A ALDEIA teve seu próprio palco, que é bem pouco acima das pessoas, que ficam dançando em sua frente, pois, no palco, estão “irmãos” que já fazem suas próprias músicas e que “encantam” a festa à volta do fogo sagrado.

Todos os dias, são feitas duas rodas de decisões coletivas e de escolha de voluntários para os trabalhos diários: buscar lenha, fazer as composteiras, limpar os banheiros secos, escolher ajudantes da cozinha.

fsm5.jpg

Neste ano, tivemos também a TENDA DE SUOR – TEMASCAL, ritual de fortalecimento de propósitos, e a Tenda da Cura, onde se fizeram chás, pomadas, xaropes, cânticos.

A ALDEIA ainda abrigou a PRODUTORA CULTURAL COLABORATIVA, que utilizou software livre para baixar fotos, vídeos e manter conexão com o mundo ao longo de todo o evento.

A ALDEIA começou a ser construída a partir do dia 15 de janeiro.

fsm6.jpg

Ainda a FLOR DAS ABELHINHAS, espaço de brincadeiras, alimentação vegana e atenção às crianças da própria ALDEIA e do ACAMPAMENTO, único espaço para crianças; a TENDA GALÁTICA, local para oficinas sobre o Calendário Maia, sobre Xamanismo, sobre Moradas Circulares feitas com bambu; e o pórtico de entrada, onde se situam os preceitos de quem participa da ALDEIA e onde são recebidos os novos aldeões e/ou visitantes, locais sempre “encantados” com ARTE.

Essa tecnologia social está alicerçada na ECOPEDAGOGIA E CIDADANIA do Instituto Paulo Freire, sob a direção de Moacir Gadotti, nos 34 anos do ENCA (Encontro de Comunidades Alternativas do Brasil), do Movimento do RAINBOW no mundo inteiro, nos “CHAMADOS DO BEIJA-FLOR” – encontros de visões.

Único espaço de garantida alimentação vegana.

fsm7.jpg

Alguns focalizadores: Leal Carvalho – maestro, compositor, de São Tomé das Letras; Marcos Mandala – bioconstrutor, seguidor do Calendário Maia, vive nas montanhas próximas a Curitiba; Oscar – Xamã, guardião do fogo em todas as Aldeias da Paz do FSM nestes 10 anos; Marcos Ninguém, Nara e Fábio – Estação de Permacultura Aldeia 2012; Thomaz Enlazador – ecopedagogo da ONG Bicho do Mato, Pernambuco; Kaline Ribeiro – Bicho do Mato; Claudia Lulkin – nutricionista; Marco Krug – designer, paisagista e arte-reciclador da cozinha vegana de Porto Alegre; Mestre Chico – griô, educador popular; Zé do Rio – griô, poeta, escritor; Boriqua – representante do povo Boriqua de uma das ilhas das Antilhas (Porto Rico); Sieli – mãe da Estrelinha, focalizadora da Flor das Abelhinhas, viveu por 5 anos na Itália, Espanha e Portugal; Dario – italiano; Julia – argentina, focalizadores do TEMASCAL; Maria Medianeira – psicopedagoga do Paraná, profunda conhecedora de plantas medicinais; Pedro Jatobá – designer, proponente da Produtora Cultural em software Livre; e muitos, muitos mais.

Acesse:

www.iteia.org.br/aldeiadapaz2010





2 comentários:

  1. Cantando, dançando, construindo, conversando, cozinhando, visitando, constatando, reconhecendo, artistando, conectando, fazendo cc no banheiro cc co (seco-sem uso de água), con frater nizando...
    ahô hermanos

    ResponderExcluir
  2. Já sou teu SEGUIDOR...
    Um grande abraço,
    Pedro.

    ResponderExcluir