Cozinha vegana no FSM |
texto e fotos de Claudia Lulkin (Nutricionista Ambientalista e Educadora Popular )
O calendário Maia segue o movimento da natureza, das LUNAÇÕES, de 28 em 28 dias, e não de 30 ou 31 dias, como o calendário gregoriano.
Por duas vezes nesta Aldeia, o chapéu recebeu 50 reais. E ganhou um azeite de oliva de primeira extração, orgânico - premiado em Portugal com prêmio italiano.
A ALDEIA abriga o FOGO SAGRADO, que é aceso antes do início do Fórum e fica aceso ao longo deste, sendo apagado somente após o final.
A ALDEIA teve seu próprio palco, que é bem pouco acima das pessoas, que ficam dançando em sua frente, pois, no palco, estão “irmãos” que já fazem suas próprias músicas e que “encantam” a festa à volta do fogo sagrado.
Neste ano, tivemos também a TENDA DE SUOR – TEMASCAL, ritual de fortalecimento de propósitos, e a Tenda da Cura, onde se fizeram chás, pomadas, xaropes, cânticos.
Ainda a FLOR DAS ABELHINHAS, espaço de brincadeiras, alimentação vegana e atenção às crianças da própria ALDEIA e do ACAMPAMENTO, único espaço para crianças; a TENDA GALÁTICA, local para oficinas sobre o Calendário Maia, sobre Xamanismo, sobre Moradas Circulares feitas com bambu; e o pórtico de entrada, onde se situam os preceitos de quem participa da ALDEIA e onde são recebidos os novos aldeões e/ou visitantes, locais sempre “encantados” com ARTE.
Alguns focalizadores: Leal Carvalho – maestro, compositor, de São Tomé das Letras; Marcos Mandala – bioconstrutor, seguidor do Calendário Maia, vive nas montanhas próximas a Curitiba; Oscar – Xamã, guardião do fogo em todas as Aldeias da Paz do FSM nestes 10 anos; Marcos Ninguém, Nara e Fábio – Estação de Permacultura Aldeia 2012; Thomaz Enlazador – ecopedagogo da ONG Bicho do Mato, Pernambuco; Kaline Ribeiro – Bicho do Mato; Claudia Lulkin – nutricionista; Marco Krug – designer, paisagista e arte-reciclador da cozinha vegana de Porto Alegre; Mestre Chico – griô, educador popular; Zé do Rio – griô, poeta, escritor; Boriqua – representante do povo Boriqua de uma das ilhas das Antilhas (Porto Rico); Sieli – mãe da Estrelinha, focalizadora da Flor das Abelhinhas, viveu por 5 anos na Itália, Espanha e Portugal; Dario – italiano; Julia – argentina, focalizadores do TEMASCAL; Maria Medianeira – psicopedagoga do Paraná, profunda conhecedora de plantas medicinais; Pedro Jatobá – designer, proponente da Produtora Cultural em software Livre; e muitos, muitos mais. Acesse: www.iteia.org.br/aldeiadapaz2010
|
|
|
|
|
Cantando, dançando, construindo, conversando, cozinhando, visitando, constatando, reconhecendo, artistando, conectando, fazendo cc no banheiro cc co (seco-sem uso de água), con frater nizando...
ResponderExcluirahô hermanos
Já sou teu SEGUIDOR...
ResponderExcluirUm grande abraço,
Pedro.