terça-feira, 18 de março de 2014

Castanha Portuguesa tb no sul do Brasil

Castanha portuguesa 

Hoje provei as famosas castanhas portuguesas torradas! Quando estive em Portugal no inverno, não cheguei a experimentar as tão faladas castanhas torradas, que são comumente torradas e vendidas nas ruas de Lisboa. Foi aqui na Croácia, que vim a experimentar as deliciosas castanhas! Aqui elas são chamadas de Kastan ou kestenje e, assim como em Portugal, são torradas e vendidas nas ruas da cidade. Um delicioso cheirinho e sabor, para aquecer o outono que já está dando indícios de como o inverno será este ano… já estamos aos 16 graus durante o dia! (temp. máxima é 16 é a mínima é 3 graus.)
Desde criança, eu ouvia meu pai e meus tios falarem das tais castanhas torradas…  Em dias frios na fazenda, eles costumavam torrá-las na fogueira. Aquilo deixou boas memórias, que foram passadas aos filhos e sobrinhos,  em forma de estórias, mas na prática, eu nunca havia provado das verdadeiras castanhas; apesar de elas poderem ser encontradas no Brasil tb! Em casa, eu só havia provado destas castanhas, cozidas, mas cozidas elas são totalmente diferentes das torradinhas que são uma delícia!!
Nome Científico: Castanea sativa
Nome Popular no Brasil: Castanha-portuguesa, castanheiro-europeu,castanheiro, castanheira, castanheiro-bravo, castanheira-portuguesa, castinheiro, castiro, pinhão-doce
Origem das castanheiras: Balcãs, Ásia Menor e Cáucaso
A castanheira, é uma árvore  de grande porte, muito abundante no interior norte e centro de Portugal, cujo fruto (ouriço) contém a castanha, que assim como o trigocevada e centeio, foi a base da alimentação em Portugal até ao século XVII. No sul de Portugal, é rara, apenas aparecendo em áreas muito elevadas como a Serra de São Mamede (Marvão). O castanheiro produz também madeira de excelente qualidade, o castanho. Desde tempos remotos que é conhecida na Península Ibérica.
Alberto Sampaio, referindo-se à alimentação do camponês nortenho na Idade Média, diz: “Os frutos, sobretudo as castanhas, encontravam-se num dia ou noutro na mesa do lavrador”. As castanhas menores e tocadas pelos bichos serviam de ração para porcos. A partir da Idade Média, a introdução do pinheiro-bravo (Pinus pinaster) foi um dos grandes responsáveis pelo recuo desta espécie, bem como do carvalho. Mais tarde, a introdução do milho e da batata fizeram a castanha perder a importância que tinha na alimentação da população medieval.
Hoje em dia em Portugal, a castanha está intimamente ligada às comemorações de São Martinho e ao magusto, sendo consumida durante o Outono, normalmente assada ou cozida. Apesar de a planta se encontrar em declínio, devido à concorrência de outras espécies florestais, à doença da tinta e ao abandono dos campos, o seu fruto ainda é uma exportação agrícola portuguesa importante (aproximadamente 4% da produção mundial). Atualmente, Vila Pouca de Aguiar e Valpaços no Distrito de Vila Real são os maiores produtores de castanha, e embora este fruto não seja, nos dias de hoje, a base da alimentação da população transmontana, é uma enorme fonte de rendimento em termos monetários, visto que o seu preço atinge muitas vezes valores superiores a 2,50 €uros por kilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário