terça-feira, 11 de setembro de 2012

12o festival internacional vegano/2009/meu depoimento

http://www.svb.org.br/12veganfestival/index.php?option=com_content&view=article&id=133%3Aclaudia-lulkin-depoimento&catid=40%3Arelatorios-e-depoimentos&Itemid=100032&lang=pt
Claudia Lulkin - Porto AlegrePDFImprimirE-mail
Qua, 05 de Agosto de 2009 21:12
marianneO 12º. Festival Internacional Vegano teve a função de fortalecer visões, ações e dar a amplitude desse movimento no Mundo.
Muito bem organizado, contando com um grande grupo de palestrantes que aderiram voluntariamente e um grande grupo de participantes (cerca de 400), o evento traz posições importantes com os focos sobre a ÉTICA na alimentação, o CUIDADO com os animais, a ciência do DIREITO pela manutenção da vida animal no Planeta, o debate AMBIENTAL contra a perda da biodiversidade vegetal no Brasil e no mundo e a clareza de que esse modelo soja-pecuária devasta e empobrece a VIDA  no Planeta.
Também as várias visões sobre a própria alimentação vegetariana-vegana se fez demonstrar com inúmeras oficinas de preparações, sempre deliciosas, nutritivas e éticas.
estande-svb-rio1As próprias “banquinhas” sob os pilotis, feitas em bambu, demonstram uma estética ética, utilizando recursos e conhecimento local, pesquisa da própria PUC. Também a montagem das tendas onde aconteceram vivências e orientações de preparações dentro da mata da PUC, nos trouxe a beleza da natureza aliada às tecnologias dos grandes telões, microfones e tradução simultânea.
E a mesma tecnologia em todas as salas e no ginásio, com horários regrados.
Beleza e simplicidade. Verdade, ética, atitude, ativismo...”maestrados” pela MESTRA MARLY WINCKLER, presidente da SVB nacional.
Tantas qualidades num País onde impera a falsidade, a traição ao povo, a negligência proposital com as riquezas naturais locais, os pesados investimentos no agronegócio exportador, a priorização de uma cultura machista, dominadora, predadora.
aris-electroluxA participação de Marianne Thieme e Niko Koffeman do Partido Pelos Animais da Holanda e responsáveis pela produção do documentário “Meat the Truth” deixaram clara a inconformidade com a situação atual na Europa: vários Países já fundaram Partidos semelhantes, apesar de não estarem eleitos. Depois do lançamento do documentário, o Partido pelos Animais foi extremamente criticado e colocado em cheque sobre a “veracidade” das informações apresentadas. Todos os dados foram reavaliados por uma Universidade Agrária, confirmando-os. Isso gerou perplexidade no Parlamento e já há uma movimentação pelo estudo e implantação de uma “plant based diet” – uma dieta baseada em plantas, fortalecendo a busca do DIA VEG em algumas cidades- quando toda a alimentação é vegetariana nesse dia em todos os lugares.
As propagandas do Partido e de seu ativismo são extremamente criativas, bem humoradas e BEM AFIADAS (“sharp”).
Uma dieta baseada em plantas- uma dieta vegana, foi o quê sustentou o Dr. Eric Slywitch, do livro “Alimentação Sem Carne”; o Dr. Alberto Gonzalez com uma experiência popular no Parque Chico Mendes, em Osasco, onde mantêm uma horta, um minhocário, orientação à adubação orgânica e a produção de suco verde na mudança do padrão alimentar e metabólico; Aris La Tham,  da Sunfired Cuisine, que vive em um oásis na Jamaica, propondo a ciência da alimentação viva; Claudia Lulkin, nutricionista, colocando que a alimentação vegana tem todos os princípios funcionais para vitalização orgânica; Natália Chede, nutricionista, demonstrando as fontes de cálcio para a dieta vegana,  Ana e Maria Luisa Branco que foram demonstrando seus Pratos “vivos” até o momento do grande compartilhar da refeição no “Junta Prato”, no sábado, 25 de julho, dia “FORA DA TEMPO” no Calendário Maia, além de tantos outros pesquisadores da alimentação e criadores de preparações deliciosas, demonstram na prática DIÁRIA, uma alimentação ÉTICA e sustentável.
Dieta ética, que o feminismo reconhece como atenção amorosa, nas palavras de Sonia Felipe, mais uma vez fazendo da FILOSOFIA um prazer constante.
feira-geral2E os parceiros advogados, Laerte levai, Heron Santana, Daniel Lourenço, Fábio de Oliveira, descobrindo nas entrelinhas, os Direitos Animais.
E, também demonstrado o crescimento do número de vegetarianos nas palavras da Socióloga Eliane Carmarim Lima, do cadastroveg.
As oficinas de ativismo mostraram as ações de vários grupos no Brasil e premiaram Bianca Turano, do Rio, como a ativista do Ano.
E as oficinas de meditação, yoga, música, para relaxar em tão árdua militância.
Muitos nomes não aparecem aqui, mas estão no site do evento com seus contatos.
12 eventos, mas 24 anos  de mobilização vegana no Mundo!
Uma força-tarefa “revolucionária” e EVOLUCIONÁRIA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário