quarta-feira, 30 de maio de 2012
SECA no Rio Grande do Sul
Crônica de uma Morte Anunciada....em tds os lugares o DES MATAMENTO....ou a MORTE DAS FLORESTAS muda o clima....em 60 já era notícia....
Hoje choveu um pouquinho....
Espero que minha abóbora vingue.....vingue-se da inconsciência humana.....
Converso sobre isso com Otávio Ruivo Valente/do Instituo Orbis....
Aprofundaremos a questão.
Uma pena que não há informações mais completas sobre a situação climática daquela época. Segundo a MetSul Meteorologia hoje batemos um recorde secular de temperatura máxima no RS!
Há muitas diferenças entre hoje e ontem.
Na década de 60 nem tínhamos o Faxinal. Hoje em dia, mesmo com o novíssimo (e já arcaico) Sistema Marrecas, não teremos garantia de água para Caxias e talvez não dure mesmo os tais (poucos) 25 anos essa barragem.
O que precisamos é de um novo sistema de coleta e armazenamento de água.
Esse que temos hoje foi inventado pelos romanos, no tempo do Império...
Temos tido dias a fio, semanas e meses, desde o início de 2012 com umidade relativa do ar muito baixa, o que não seria comum por aqui nessa região de Floresta Ombrófila Mista (cujo nome "ombrófila" significa que é muito úmida naturalmente, o ano inteiro).
Ou seja, captar e armazenar água a céu aberto hoje em dia, é tacar muito dinheiro fora!
Precisamos, sim, de um sistema moderno, com cisternas que mantêm quase a totalidade da água armazenada, individualizando custos. E a indústria tem que arcar com esse custo. Chega dessa história de o povo caxiense ficar pagando barragens caríssimas para a indústria ter água para o seu processo produtivo. Eles não dividem os lucros conosco...
Bom, precisamos olhar para frente com as condições que temos atualmente, mas sem deixar de rever seguidamente o passado para ver se entendemos a história inteira.
Obrigado pela postagem, Claudia!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário