segunda-feira, 28 de julho de 2014

Feijão Sopinha e Ora Pro Nóbis


CONTANDO HISTÓRIAS
sobre o feijão sopinha e cactus ora-pro-nóbis





A Neide Rigo nos conta:
“Algumas pessoas devem se lembrar que estive no Terra Madre, evento do Slow Food realizado em Brasília (out/ano passado. Junto, aconteceu a grande Feira de Agricultura Familiar.
E foi lá que comprei um pouco de feijão sopinha, em saquinhos de 50 ou 100 g,  que a comunidade quilombola estava divulgando e vendendo como SEMENTES....ainda não tinha produção como alimento para uma feira daquele porte.  “Muita gente pôde comprar um pouco...

Para comer ou experimentar era pouco, então segurei a curiosidade e resolvi fazer crescer aquele punhadinho. Levei pra Fartura e meu pai plantou. Da última vez que estive lá, ele veio me mostrando nossa produção – cerca de 1 quilo. Quase pulei de alegria. Compensou a espera.

O mais incrível é que este feijão delicioso, nutritivo, rústico no cultivo, não-perecível, de cozimento rápido e tantas outras virtudes, tenha quase desaparecido.

Há só cerca de 8 anos um grupo de estudantes de duas universidades gaúchas começou um trabalho multidisciplinar com o intuito de resgatar a diversidade alimentar de comunidades quilombolas nas cidades de Mostardas e Tavares, no Rio Grande do Sul. Toda a motivação teve início quando um pesquisador local ganhou de uma senhora descendente de escravos um pouco das sementes deste feijão, praticamente extinto na região. Hoje ele já pode ser encontrado na feira ecológica de Porto Alegre. Estarei lá em breve e pretendo trazer mais para comer e plantar, pois virei adepta. Eles foram trazidos ao Brasil pelos africanos e nas senzalas eram preparados pelas escravas

Minúsculo em relação aos feijões que conhecemos, o feijão sopinha (Vigna unguiculata (L.) Walp.), pertence ao mesmo gênero do feijão canapu (também conhecido como feijião-de-corda ou caupi).
Branquinho, cremoso, ele cozinha rápido, dá uma consistência cremosa.....

O Feijão Sopinha estava presente na agricultura quilombola na cidade de Mostardas, Quilombo de Casca e Teixeiras.

Estudantes gaúchos em trabalho de extensão e pesquisa, observaram que o feijão Sopinha surgia nos relatos dos moradores dessa região...  litoral sul do RS como um alimento usado por seus ancestrais.

Trazido do oeste da África, onde era cultivado desde o século XVI essa espécie de feijão teria vindo para o Brasil com os nativos da África nas navegações do período escravista, tendo sido utilizado como comida de escravos.

O Povo Africano chega ao Brasil com um elevado nível de conhecimento de agricultura,

O trabalho do grupo também apurou que essa variedade pertence ao grupo de feijões Caupi (Vigna sp), cultivado no Nordeste brasileiro, onde é conhecido como 'Feijão Macássar' e, em outros Países, como 'Pingo de Ouro' .

O feijão-sopinha tem  alto conteúdo protéico, baixos fatores antinutricionais (fitatos) e alto teor de carboidratos. Energético!


Seu acentuado potencial nutritivo, seu curto período de cozimento (8 a 10 min) e sua fácil adaptação aos solos secos e arenosos tornam o feijão Sopinha altamente apropriado para adubação e consumo humano.

A experiência do feijão Sopinha constitui-se um exemplo concreto da construção de um conhecimento partilhado entre Universidade/Comunidade/Ong e Governo, para a recuperação e difusão da diversidade genética  e  conexão CULTURAL entre as comunidades, acadêmicos e praticantes ambientais.

Na TABELA DE COMPOSIÇÃO QUÍMICA dos alimentos/pg 62- os feijões...UNICAMP:

Minha própria história como feijão sopinha....coisas da vó clowndinha.....
Minha conexão com o feijão-Sopinha foi na Expointer (ano ?) onde tínhamos  o coletivo ambienTAO. Arroz org/erva-mate- a revista the ecologista/nossa cozinha natural.
Foi aí que testamos um creme de feijão sopinha com ervas do quinTAO....uma delícia.
Que aqueceu corações de muitos amigos.
Foram o Sebastião Pinheiro, o Nelson Diehl, a Glaci Campos Alves,, o Jaime Carvalho, a Roberta Coimbra....que levaram p lá.....grande encontro de cura!

Agora ORA-PRO-NÓBIS: graaaannnnde alimento....resistente......orando por nós....alimentando e curando.
Foi lendo este “sítio” que fiz minhas mudas e fui entendendo a planta.
Cactus/trepadeira....avassalador. Excelente alimento.
Como ela se propaga com grande rapidez, a poda é alimento para o solo.
Os espinhos são fortes. Há que cuidá-los.
Há mmmuitas fotos e, até, movimento de envio de mudas.....são Paulo.

A Neide Rigo também gosta de plantar e curto essa prática. Entremeio txts dela e meu.....



“Não parece, mas esta planta, Pereskia aculeata, é um cacto e dos bem espinhentos. Nativo da América tropical, pertence ao gênero das Pereskias, o mais primitivo dos cactos, único com folhas desenvolvidas. E é aí que a gente entra. Estas folhas brilhantes, gorduchinhas, crocantes, verde-escuras e nutritivas, deliciosas. Tem caule fino e fibroso, com grandes espinhos na base das folhas, ou melhor, falsos espinhos chamados de acúleos, daí seu nome P. aculeata, para diferenciar das Pereskias sem acúleos. Em Tiradentes, Sabará e cidades mineiras vizinhas é comum encontrar as folhinhas em pratos. Produz lindas florzinhas (as ABELHAS AMAM!!!!
E frutos, ambos comestíveis.

Hoje ele está presente em muitos países, quer como planta ornamental, por seus frutos comestíveis (
barbados gooseberry) ou por suas flores melíferas.
As folhas frescas têm teores parecidos com outras folhas que costumamos comer, como espinafre, bertalha, beldroega.....couve....um pouco mais talvez. O fato é que as folhas podem ser desidratadas, concentrando as proteínas e outros nutrientes e esta farinha poderia ser usada para aumentar o valor nutricional de pão, macarrão, refogados, molhos vivos. 
O mesmo aconteceria com outras folhas, com a diferença de que ela é uma planta rústica e produz grande quantidade de folhas ao longo de tempo. 
Garantias de um alimento básico sempre.  
As folhas frescas são muito saudáveis (têm mucilagens, betacaroteno, folacina, cálcio, fósforo e ferro) e combinam com tudo nos pratos salgados. Tornam cremosas as preparações por sua mucilatem. 
Frescas também se tornam “pesto” para acompanhar torradas/tapiocas/cuscuz/pães vivos......



Principios Ativo As folhas do ora-pro-nobis, desidratadas, contém 25,4% de proteína; vitaminas A, B e C; minerais como cálcio, fósforo e ferro.

Read more: 
http://www.plantasquecuram.com.br/ervas/ora-por-nobis.html#.U9WS7ONdWE4#ixzz38iV4GqEN

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Conhecendo a BERTALHA

Indo ao mercado do bairro encontro uma trepadeira.....numa cerca de arame de um quinTAO.
Aos poucos a observando....descobri que era uma BERTALHA, muito usada no Rio de Janeiro. Ela vem da Índia e gosta de calor....
Mas aqui em Caxias andou fazendo muito frio, desde fins de maio (2014). E é a serra do RS.....
Por isso estranhei tal aclimatAção....
Terra muito fértil.
As imagens são dessa bertalha de que vos falo.... (7/7/14)




Da internet....http://www.hortas.info/como-plantar-bertalha







14 set 14....incrível como todas as mudas pegaram e como estão crescendo muito rápido.
Estamos colocando mais terra fértil e vamos tirá-las das embalagens onde foram feitas mudas. 
Vão curtir d +.